Todas as Categorias

Dicas de como lavar e cuidar das suas toalhas de mesa

Montar uma mesa linda e caprichada para receber os amigos e familiares em casa faz toda a diferença. E as toalhas de mesa em várias cores, estampas e tecidos dão um toque especial na decoração e por isso, merecem todo o cuidado na hora da lavagem.

Confira as dicas abaixo que selecionamos para ajudar na lavagem e conservação das suas toalhas de mesa:

  1. Lave suas toalhas de mesa separadamente. Elas nunca devem ser lavadas com outras roupas, mesmo que as peças também sejam delicadas.
  2. Separe as brancas das coloridas, antes mesmo da lavagem. Assim como as roupas, as toalhas de mesa também podem manchar se forem lavadas juntas.
  3. Faça um teste antes de lavar sua toalha com bordado para ter certeza que as linhas não desbotam. Se desbotarem, coloque na água duas colheres de vinagre, tanto na hora da lavagem, quanto no enxágue. Faça também uma centrifugação extra com uma toalha seca para inibir qualquer descoloração.
  4. Mantenha a temperatura da água em 40°C e, caso haja manchas e a fibra permitir, aumente a temperatura para 60°C.
  5. Use amaciante para realinhar as fibras e facilitar a sua vida na hora de passar o tecido.

Abaixo, veja quais tecidos podem ser lavados na máquina de lavar:

– Toalhas sintéticas, linho ou de algodão podem ir à máquina sem problemas.

– Só coloque na máquina toalhas finas se o eletrodoméstico tiver a opção de programação de lavagem delicada. Caso contrário, prefira a lavagem à mão, com movimentos bem suaves.

– Toalhas de seda e viscose devem ser sempre lavadas à mão.

– Toalhas sintéticas, linho ou algodão podem ser alvejadas com produtos à base de peróxido, nunca com cloro, já que elas podem manchar ou amarelar. A temperatura da água pode chegar a 60°C sem causar prejuízos.

Aprenda como conservar suas toalhas de mesa em poucos passos

Tão importante quanto lavar, é preciso tomar alguns cuidados na hora de secagem e até quando for guardar suas toalhas de mesa. Anote já as dicas:

– Evite o sol direto se colocar suas toalhas de mesa para secar ao ar livre.

– Prefira prendedores de madeira aos de plástico, já que eles não são tão fortes e dificilmente deixam marcas.

– Na hora de passar, cuidado com a temperatura muito alta do ferro. O calor excessivo pode queimar as fibras. E, se possível, coloque um guardanapo de pano entre o ferro e a toalha para garantir que o aparelho não grude no tecido delicado.

– Para evitar dobras no tecido na hora de guardar, pendure suas toalhas de mesa em cabide, apostando nas proteções para não criar marcas.

Fonte: www.fabianascaranzi.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *